terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bolachinhas de Fubá e um marido feliz!


Marido não gosta de doces. Mas é completamente alucinado por bolachas! E tem que ser daquelas com cara de caseira, nada dessas que vem em pacote! Tem que ser da feira, de preferência de fubá e - se possível - uma específica amarelinha e torradinha! Toda viagem à feira inclui um saquinho generoso de bolachinhas para o bonito. Depois do almoço - e da janta - ele senta com seu vidrinho de bolachas, sua xícara de café e lá fica uns bons minutos se deliciando.... Então, que um dia desses, a Fê apareceu no trabalho com umas broinhas de fubá, receita de sua Vózinha, e me ofereceu. Dilicia! Como maridão adora fubá, fui logo pedindo a receita para testar e ver se consigo economizar na feira, hihi... Enquanto eu fazia a massa - facílima, aliás - pensei que podia tentar fazer as broinhas menores para que ficassem mais torradinhas. Enquanto elas assavam, fui vendo surgirem no forno, elas -  douradinhas, brilhantes, tudo de bom - as bolachinhas do marido!!! Ainda fiquei meio ressabiada por conta do gosto e da textura que podiam ser diferentes, mas a aparência estava i-g-u-a-l-z-i-n-h-a. Esperei  esfriarem um pouco e dei uma à parte interessada. De boca cheia e olhos arregalados ele confirmou: eram as próprias! Serei eternamente grata à Vovózinha da Fê por ter me proporcionado economia na feira e um maridinho louco de satisfeito!

BOLACHINHAS DE FUBÁ
duas assadeiras grandes
Ingredientes
1 1/2 xícara de trigo
1 xícara de fubá
1 colher de chá de fermento químico
120g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
2 ovos
1 1/2 colher de chá de erva doce


Mão na Massa
Misture os ingredientes secos, menos a erva doce. Misture bem e acrescente o ovo e a manteiga amolecida. Coloque a erva doce e incorpore à massa. Faça bolinhas do tamanho de uma colher de café, coloque na assadeira e achate com as costas da colher. Leve ao forno pré aquecido em 200 C por, aproximadamente 30 minutos. Tire do forno e deixe esfriar completamente - numa grade, se possível - antes de embalar.

Rende muito! Fiz meia receita, comemos demais e ainda sobrou para o bonito levar e comer no escritório durante a semana...

2 comentários:

Sarah disse...

Hum....minha mãe faz uma parecida!!!
Adoro...Bom fazer o maridao feliz né?!

Bjo

Marcus Maglia disse...

Pode fazer sempre.

Ass. O Maridão