sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cestinhas Folhadas


Sogrinhos viriam almoçar aqui em casa pela primeira vez! Junto com eles, cunhadinho e uns amigos. O almoço foi decidido sem nem pensar: lasanha de carne com molho quatro queijos, preparada na noite anterior, para poder ficar batendo papo quando as visitas chegassem. Quando fomos ao mercado para comprar os ingredientes da lasanha, ainda não havia decidido a sobremesa - e confesso que estava pouco inspirada.... Na gôndola das massas, encontrei um pacotinho de massa folhada.... Hummmm... Lembrei de uma sobremesa que a Fê nos serviu na casa dela e AMEI! Ela cortou as massinhas com um copo e assou. Na hora de servir, fez camadas com a massa, doce de leite e morango. Tudo de bom! Aí levei a massa para casa, pensei em fazer um creme para substituir o doce de leite e uma ganache para fazer uma caldinha. Só esqueci de um detalhe: contar as massinhas. Em casa - já falei que moro a vááários quilômetros de um mercado decente? - me dei conta que não tinha massinhas suficientes para fazer as camadas. Espertinha. Pensei, pensei, pensei... Abri os armários  - sempre ajuda na inspiração - e vi lá no fundo, minhas forminhas de muffins. Feito! Decidi fazer cestinhas rechear com creme, morango e chocolate. Assim fiz. Coloquei, dentro de cada cestinha, uma colher de creme, um morango e um quadradinho de chocolate meio amargo. Fiz uma ganache para fazer uma caminha no prato e pronto! Acho que foi a sobremesa mais bonita que já passou lá por casa e para completar, ficou uma d-e-l-í-c-i-a!
CESTINHAS FOLHADAS
10 cestinhas
Ingredientes
10 quadradinhos de massa folhada 
10 morangos
170g de chocolate meio-amargo
1 lata de creme de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
1 colher de sopa de amido de milho


Mão na Massa
 Em uma panela, coloque o leite condensado, baunilha e o amido de milho dissolvido no leite. Mexa em fogo baixo até formar um mingau grosso. Reserve e deixe esfriar bem. Arrume as folhas da massa dentro das forminhas de muffin deixando as beiradas para fora e coloque na geladeira. Quando o creme estiver completamente frio, retire as cestinhas da geladeira. Coloque duas colheres de sopa do creme, um morango inteiro e um quadradinho de chocolate em cada forminha. Junte as beiradas da massa e aperte para fechar e formar as cestinhas. Refrigere por 30 minutos. Enquanto isso, derreta o restante do chocolate e mistre ao creme de leite. Pré aqueça o forno em 220 C e coloque as cestinhas. Deixe assar por, mais ou menos 20 min ou até começarem a dourar. Retire as cestinhas da forma e sirva sobre a calda de chocolate.

Fotos: Marcus Maglia



5 comentários:

Lu Medeiros disse...

noooossa, o q é esse doce?! meu pai do céu, eu aqui comendo pão de forma com manteiga e dou de cara c/ esse troço bonito e com cara de hiper gostoso!!! cheguei a aguar agora... hahahaha
bjo, tá bem legal o blog!

BH disse...

Querida,
Tá uma delícia isso aqui, cumadi!
As receitas e tuas descrições me tele transportam pra casa...
beijo,
Beta

Glau disse...

querida, cada foto biita que vc tem por aqui... obrigada por me acompanhar desde o Madames.. :) adorei!

bjao, glau

Jardel Magrão disse...

Nossa cunhadinha, tava tão delicioso que eu nunca imaginei que não tivesse sido totalmente planejado desde o principio! hummmmmm, vendo a foto agora me deu agua na boca novamente, Não vejo a hora de fazer outra visitinha ai.

Beijos

Marcus Maglia disse...

Amor da minha vida.
Olha, eu nem sou fã de doce e tu sabe disso, mas esse valeu mesmo a pena. Depois dele já sugiu muitas variações desse mesmo tema, quando vão ao ar?

Beijo, te amo e morro de saudades.