sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Torta de Limão - A saga do Pâte Brisée


Sou teimosa. Muito. Quem me conhece sabe. Amigas, Mamãe e Maridão, aproveitem! Esse foi um momento único e passageiro, não esperem que eu admita minha teimosia  de novo nos próximos anos luz - admiti por pura teimosia. Encasquetei que tenho que aprender a fazer o tal Patê Brisée - aquela massa básica que faz as casquinhas das tortas e quiches. Sempre faço, para as tortas doces, a massinha com biscoito Maria que, diga-se de passagem, funciona maravilhosamente bem. Mas nããããão......... Eu QUERO fazer Pâte Brisée! É chique, é lindo, todas as blogueiras fazem e eu também quero! Acontece que já foram duas melecas amateigadas direto pro lixo... Não sei o que estou fazendo de errado. Tenho algumas suspeitas e não vou desistir! Quando eu conseguir, vou fazer torta todos os dias, de tudo o que se puder imaginar, até enjoar e nunca mais fazer de novo. Essa sou eu. Tendo esclarecido essa parte obscura da minha personalidade, vamos à torta! A massa seria de Pâte Brisée - a segunda tentativa. Como tive que jogar a meleca fora, ela foi de massinha de biscoito mesmo. E ficou jóinha!

TORTA DE LIMÃO
serve 4 gulosos
Ingredientes
Massa:
1 pacote de biscoito Maria
2 colheres de sopa de manteiga (talvez precise um pouco mais)
Recheio:
110 ml de suco de limão
1 lata de leite condensado
4 gemas
Cobertura:
4 claras
1/2 colher de chá de cremor tártaro
1/2 xícara de açúcar


Mão na Massa
Massa: coloque as bolachas no processador até formar uma farofa. Acrescente a manteiga aos poucos até que a massa, quanto pressionada, forme blocos. Forre uma forma, no fundo e laterais, apertando a massa contra a forma. Se preciso, molhe um pouco as mãos para a massa não grudar. Asse em forno pré-aquecido em 220 C por 10 minutos e deixe esfriar.
Recheio:bata as gemas na batedeira até ficarem fofas. Acrescente o leite condensado e bata mais um pouco. Despeje o suco de limão e bata até misturar bem. Coloque a mistura sobre a massa, já fria.
Cobertura: bata as claras em neve, continue batendo e acrescente o cremor tártaro. Adicione o açúcar aos poucos e bata até que fique firme novamente. Espalhe o creme sobre o recheio e leve para o forno pré- aquecido em 220 C até dourar levemente o creme. Sirva gelada.
Fonte: Blog Chat and Chew


Como diria Papi, melhor que isso, só um prego enfiado no pé! rs Ou, quem sabe, uma massinha Pâte Brisée....
Fotos: Marcus Maglia

5 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Eu já fiz, mas confesso que tenho muita preguiça e vou de bolacha maria mesmo... eu fiz essa receita: http://pratofundo.com/como-se-faz-pate-brisee-massa-podre/
Deu certo, mas não achei que o resultado era proporcional ao trabalho...

Sua torta ficou linda!
Ah, adorei o espaço crescer!Parabéns!!!

Glau disse...

Bá, sou assim tbém.. não desisto até conseguir.. dai faço de montão até enjoar.. depois não quero mais ver pintado na minha frente! É assim com roupa, música, comida..

Querida, entre no site da Ana Elisa pq tem dicas ótimas de como fazer pate brisée

http://www.lacucinetta.com.br/2007/09/massa-para-tortas-pte-brise-ou-3-2-1.html

Mas sua torta de limão está linda! Vc é mto caprichosa!

Bjo e bom fds, Glau

Unknown disse...

Amigaaaaaaaaaaa
Quero torta... de massa de bolacha ou a outra (aquela com nome complicado!). Quero quero quero!!
Beijos

Rachel disse...

Que nada Bá, a su dá de 10 na outra, muito trabalhosa. Sua torta ficou linda! Bjuss!!!

Ana disse...

Parabéns,ficou linda e deu vontade de provar.
Mto bom seu blog...,receitas,gostei!
T+!


Ana.