quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Torta de Maçã - Especial para as Piscianas



Mamãe adora doces com maçãs. Não só ela! As outras piscianas da minha vida - Comadre Beta e Fê M.  que compartilham, também, a data do aniversário - curtem docinhos com maçã . Será que o zodíaco  influencia no paladar?! Rs. Confesso que não compartilho muito esse gosto, prefiro doces com chocolate, leite condensado... Assim, bem light.... Mas Mamis foi almoçar conosco no domingo e decidi fazer um agradinho - sem contar a parte de que eu estava com umas maçãs na fruteira virando o Cabo da Boa Esperança e castanhas do Pará deliciosas, que Maridão trouxe de Manaus, precisando ser consumida. Então, depois do almoço, bem rapidinho, fiz a torta. Comemos quentinha com uma bola de sorvete de coco. Olha, eu - particularmente - não trocaria por uma delícia de uva (falaremos dela num futuro próximo, assim que meu estômago implorar por ela e eu arrumar uma boa desculpa ou visita para dividi-la) mas que ficou uma delícia, isso ficou! As piscianas que provaram - Mamãe e Fê - gostaram e Maridão, não gosto de doces doces/adoro sorvete/só como sobremesa com café, comeu e repetiu!
TORTA DE MAÇÃ
serve 4 gulosos




Ingredientes
1/2 pacote de bolacha Maria
1 colher de sopa de manteiga
2 maçãs fuji picadas
1 xicara de castanhas do pará picadas
1 1/2 xicara de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
4 cravos da índia
100 ml de creme de leite
1 clara de ovo
1/2 colher de café de cremor tártaro

Mão na Massa
Coloque as bolachas no processador e bata até virar uma farofa. Acrescente a manteiga aos poucos e pulse para misturar. Use a farofa para forrar o fundo da forma e suas laterais. Se necessário, umideça suas mãos para evitar que a farofa grude. Reserve. Coloque 1 xícara de açúcar em uma panela, em fogo baixo, e deixe derreter, cuidado para não deixar queimar! Quando o açúcar estiver derretido, acrescente as maçãs, canela e o cravo. Mexa com frequência, até a maçã amolecer. Despeje o creme de leite, desligue o fogo e misture bem. Coloque o recheio sobre a massa de bolachas. Bata a clara em neve, acrescente o cremor tártaro e bata até ficar bem firme. Acrescente o restante do açúcar, aos poucos e bata até ficar firme novamente. Espalhe as claras sobre o recheio de maçãs e leve a torta ao forno pré-aquecido em      200 C, até a cobertura de caras ficar levemente dourada.
Pode ser servida quente ou fria.

Fotos: Marcus Maglia

6 comentários:

BH disse...

Vou cobrar uma torta dessas quando eu - a outra pisciana da sua vida - a mais antiga, depois da sua mãe - estiver por terras açorianas...
;o)
Beta

Bá Maglia disse...

Farei com todo prazer e de todo coração! Saudades, comadre! Beijos!

Tati - Panelaterapia disse...

Mais uma coisa em comum: também prefiro os doces cheios de creme, chocolates...bem engordativos!

Mas também gosto de maçã e essa torta ficou um espetáculo de linda!!!

Bjs

Andrea Dohashi disse...

Olá Bá, estava passeando por blogs amigos e vim parar no seu, que torta deliciosa é essa?
Adorei e vou fazer ok?
Beijos

Unknown disse...

Linda a torta, mas já que nós compartilhamos o mesmo zodíaco, olha que a idéia de uma delícia de uva é uma excelente pedida para o nosso encontrinho hein?! Amiga, teu blog está cada vez mais lindo!!!

Bjãoooo

Rachel disse...

Olá Bá! Adorei sua visita e já vim te conhecer! Está um encanto seu cantinho, pra começar logo de cara essa torta, que para uma pisciana como eu (18/03) é tudo de bom. Parabéns! Vamos nos visitar sempre ok? Bjuss!!