quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Peixe ao forno


Numa semana dessas, cansada das carnes e dos frangos, passei na peixaria e comprei uns filés de peixe branco [não me lembro mais qual era]. Devo confessar: tenho um enorme preconceito com filé de peixe! Não gosto! Normalmente são peixes mais suaves e, prá mim, acabam sem gosto de nada, ou - pelo menos - sem gosto de peixe! Gosto dos peixes mais fortes, com gosto de mar! Mas... Nesse dia, meu super peixeiro estava com poucas opções. E ninguém merece comer tainha em dezembro [ o que quer dizer que ela estava congelada há, ao menos, 6 meses]. Então, vai de filé mesmo! Levei o bichinho - seus pedaços, na verdade - prá casa meio desanimada, sem saber direito o que fazer com  ele. Como de costume, abri o armário em busca de inspiração. A receitoca saiu direto da minha cabecinha perturbada para o forno! Uma mistureba de coisas e o resultado final, surpreendentemente, deu certo! Bem certo! Ficou uma delícia! Para acompanhar, fiz um puré de feijão branco que também ficou supimpão!
FILÉ DE PEIXE NO FORNO
serve 2 gulosos

Ingredientes
2 filés de peixe branco
1 abobrinha pequena
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
1/2 xícara de leite de coco light
2 colheres de sopa de creme de ricota
2 colheres de sopa de molho de tomate
orégano, pimenta e sal a gosto
queijo mussarela ralado



Mão na Massa
Fatie a abobrinha longitudinalmente e acomode as fatias cobrindo o fundo de um refratário. Sobre elas, coloque a cebola em fatias finas. Ponha os filés de peixe e regue com o azeite. Em uma tigela, misture o leite de coco, o molho de tomate, o creme de ricota, o alho esmagado, o orégano, pimenta e o sal. Espalhe a mistura sobre os filés de peixe e cubra com o queijo ralado. Leve ao forno, baixo, por - aproximadamente - 20 minutos ou até o queijo estar bem dourado.


PURÉ DE FEIJÃO BRANCO
serve 2 gulosos
Ingredientes
1 xícara de feijão branco
2 litros de àgua
1 cubinho de caldo de frango
1 colher de creme de ricota
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de mussarela ralada
pimenta e sal a gosto


Mão na Massa
Cozinhe o feijão branco em àgua, com o caldo de frango até que fique bem macio. Escorra e coloque no processador com os outros ingredientes. Bata até que fique bem cremoso.


 

3 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Eu hoje também fui de peixinho!
Está com uma cara ótima!!! E purê de feijão branco é tudo!!!
Bjs

Sarah disse...

Bá, que peixe mais lindo! Deve ser uma delícia mesmo!

Esse purê então!? Super diferente pra mim!

Bjos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que cara ótema! Ameiiiiiiiiiiii... Fiquei com água na boca aqui! Bjinhos