quinta-feira, 17 de junho de 2010

Bolo Cenoura

Fiquei 1 mês inteirinho sem comer doces! Quase morri! [também, enfiei o pé na jaca e saí da abstinência com um ravioli recehado com damasco e brie com calda de chocolate banco DIVINO, em um restaurante, também divino] Então, queridos, não estranhem se pelo próximos dias, esse blog for inundado por doçuras... A doçura de hoje é um bolinho de cenoura, desses bem simples, de liquidificador. Preciso contar que tenho bloqueio com bolo de cenoura. Eu sei, é fácil, simples, blá blá blá... Mas, simplesmente, não consigo! Fico babando naqueles bolos de cenoura maravilhosos, bem amarelinhos e esfarelentos. Os meus não ficam assim! E eu sei que não é a receita. Simples assim, bloqueio! Mas eu não desisto! Um dia vou fazer um bolo daqueles! Esse, não ficou nada ruim. Mas ainda não ficou perfeito. Tinha que ter ficado mais esfarelentinho... Mas tudo bem, ele me satisfez completamente acompanhado de um capuccino hoje de manhã. E essa forminha de estrela, não é uma fofura?!
  
BOLO DE CENOURA
forma redonda 22 cm
Ingredientes
BOLO
2 cenouras picadas
1 xícara de óleo
4 ovos
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
COBERTURA
80g de chocolate 85% cacau
200 ml de creme de leite
100 ml de leite condensado

Mão na Massa
BOLO:Coloque a cenoura, óleo, ovos e açúcar no liquidificador e bata bem. Coloque a massa em uma tigela e acrescente o fermento e o trigo. misture bem, coloque em uma forma untada com manteiga e trigo e leve ao forno, pré-aquecido em 200 C, por aproximadamente 30 minutos ou até que, quando enfiar um palito no centro do bolo ele saia limpo.
COBERTURA: derreta o chocolate no microondas e misture com o creme de leite e o leite condensado. Distribua sobre o bolo, ainda morno.

3 comentários:

Nicole disse...

Bá, os meus bolos de cenoura também sempre deixavam a desejar... ficavam bons, mas sem aquele *hummmmm*, sabe?
Aí que eu resolvi SEGUIR a receita original. Como assim? Bom, a receita mandava pôr duas xícaras de açúcar e eu, achando que ia ficar muito doce, ainda mais por conta da cenoura, colocava só uma, como você. E tentava em todas as fôrmas, batia de todos os jeitos (na batedeira, na mão, no liquidificador), e não dava certo. Até que um dia li no blog da Ana Elisa (o la cucinetta) que o açúcar ajuda a massa a crescer e ficar fofinha e leve. Voi-là, usei as benditas duas xícaras e desde então, só suspiros aqui em casa!

Fica a dica!

Beijos,

Nicole

Beta Tiossi disse...

Oi Bá,

bolo de cenoura é tudo de bom! Foi a primeira coisa que fiz na cozinha.
Esses ficaram lindos em forminhas individuais! bjs

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Que cara boa este bolo e esta cobertura então, parabéns!!!
Beijos
Patty Martins